sexta-feira, 6 de março de 2015

Dom Casmurro

Um dia desses estava percebendo que há muitos anos não lia nenhum clássico da literatura e escolhi Dom Casmurro do Machado de Assis. Sinceramente não sei se o li ou se reli. Conhecia o enredo da história mas acho que todos conhecem, mas como não lembrei de nenhuma passagem em particular acredito que não o tenha lido.

Bom, a história básica todos conhecemos: Bentinho é apaixonado pela sua vizinha Capitu desde novo. Eles fazem de tudo pra ficar juntos e conseguem. Só que o rapaz é muito ciumento. Em dado momento da história ele começa a achar que o filho deles é idêntico ao seu melhor amigo Escobar e isso o corrói, o que acaba fazendo que ele tome atitudes... digamos... não muito bonitas.

A beleza deste livro está em deixar o leitor sempre na dúvida se Capitu realmente traiu o marido ou não. Cada pessoa que o lê chega a uma conclusão, mas ninguém pode afirmar nada com certeza.


Gostei bastante do livro. Para os mais novos pode parecer "chato", afinal tem uma linguagem mais difícil. Mas se você der uma chance ao primeiros capítulos vai acabar se encantando com a história e criará a curiosidade de buscar as "pistas" para desvendar o que aconteceu. Indico bastante e já estou doida para ler outro livro do Machado de Assis!

4 comentários:

  1. Li esse livro na época do vestibular, é bem legal!
    Beijos, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br
    @urbanoeretro

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma questão clássica da nossa literatura que infelizmente nunca será respondida.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Realmente não li esse livro, mas conheço a história... E a sua conclusão foi qual? Capitu era fiel ou não? hahaha
    beijos
    Mais que Bella - Blog
    Mais que Bella - Facebook

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline,
    Assim como a Jell, li também na época do vestibular. Não me identifico muito com Machado de Assis.
    Feliz dia da Mulher.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir