segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Em busca da felicidade

Outro dia entrei na Livraria Saraiva para alimentar meu vício em leitura e recebi o "Almanaque Saraiva" no caixa.

A matéria que me chamou atenção foi a intitulada "Em busca da felicidade" onde foram entrevistados os filósofos Marcia Tiburi e Mario Sergio Cortella.

A filosofia discute o tema felicidade desde a Grécia Antiga mas sempre nos deixa com mais perguntas do que soluções. Mas hoje acredita-se que a felicidade depende do sentido da vida para cada um e do que cada um quer ser. Ou seja, não é uma regra escrita e imposta, o que me faz feliz pode ser a mesma coisa que te faz infeliz.

Nesse momento em que mais busco o desapego de coisas materiais achei muito interessante uma das resposta de Mario Sergio Cortella: "Há pessoas que acham que a felicidade é a posse de bens materiais. Mas isso produz uma felicidade muito rasa, porque é muito momentânea, episódica, muito veloz. Assim, a pessoa entra num processo obssessivo de imaginar que a consumolatria (idolatria do consumo), a posse contínua de coisas é que vai deixá-la feliz. E a deixa, isso sim, num estado de ansiedade muito grande."

Não prego o fim do consumismo, adoro umas comprinhas. Só estou cada vez mais trabalhando minha capacidade de ser feliz com pequenas coisas, além de parar de atolar minha casa com coisas que não são necessárias. Hoje procuro sair com tudo o que preciso comprar anotado. Se acho outra coisa que gosto, não compro de imediato. Vou para casa refletir se o item é realmente necessário e em 99% das vezes a resposta é não.

em_busca_da_felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário