sexta-feira, 20 de março de 2015

A arte da felicidade

No início do ano li "A arte da felicidade - um manual para a vida" de Dalai Lama e Howard C. Cutler. Foi minha primeira leitura com o intuito de "estudar" a felicidade que todos tanto almejam e recomendo muitíssimo.

Para Dalai Lama, a felicidade pode ser alcançada através do treinamento da mente. As emoções e comportamentos negativos nos são prejudiciais e as emoções positivas são benéficas. Ele ainda fala sobre empatia e compaixão.

Trecho: As pessoas "deveriam se concentrar mais nos aspectos positivos da existência, tais como a avaliação do enorme potencial que se encontra dentro de nós como seres humanos. E, ao refletir sobre essas oportunidades e potenciais, elas conseguirão aumentar seu sentido de valor e sua autoconfiança".

Logo que comecei a ler o livro já comecei também a colocar em prática tudo o que estava sendo passado, passei a vigiar meus pensamentos. No dia seguinte que o terminei, uma coisa muito legal que eu jamais imaginaria me aconteceu. Claro que não é uma coisa que vai mudar minha vida para sempre mas, que fez diferença na minha vida no momento que eu estava passando.

Mesmo se você não tem religião, não tem fé, acha livros de autoajuda monótonos e bobos, eu acho que vale a pena tentar. Pensa comigo, você já desejou mal a algumas pessoas, Você já invejou, já desdenhou, já ficou de mau humor sem querer nem dar um bom dia às pessoas a sua volta... e nada disso fez sua vida ficar melhor. Então por que não dar uma chance a positividade? Por que não encarar a vida de forma mais leve? Como você se sente quando faz uma boa ação? Como você se sente quando simplesmente "deixa pra lá" uma bobeirinha que outra pessoa fez sem armar um barraco? Garanto que se sente mais leve.

Convido todos a iniciar uma reflexão sobre suas próprias atitudes e trabalhar a mente para fazer sempre o bem.


2 comentários:

  1. Eu gosto de livros de auto-ajuda. Alguns me ajudaram muito quando eu precisava. Obrigado pela dica! :)

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  2. Tenho a maior curiosidade em ler este livro que vc indicou. Deve ser fantástico.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir